top of page
Blog: Blog2

O modelo maior

  • IGREJA BATISTA ESPERANÇA
  • 4 de abr. de 2019
  • 2 min de leitura

Porquanto, aos que antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. Romanos 8.29

Quando o Novo Testamento estabelece um padrão para a vida redimida, ele o faz sem deixar margem para qualquer dúvida. Assim, Jesus Cristo é exposto e imposto como o modelo a ser seguido, não havendo possibilidades alternativas quanto a isso.

Quando Paulo escreveu aos Gálatas, uma de suas preocupações era justamente esta, ou seja, que os irmãos gálatas perdessem Jesus como modelo de suas vidas e buscassem outros padrões. O Apóstolo chega a dizer que a vida vivida por ele era marcada de forma tão forte pela presença e influência de Jesus, que ela era vivida por Cristo nele e não por ele próprio (Gl 2.20).

Em Romanos 8.29, Paulo expõe a causa e a esperança de sermos cristãos. A causa diz respeito à escolha que Deus fez por nós, a Igreja, para sermos seu povo e isso independentemente de qualquer mérito pessoal. Mas a esperança é o que me chama mais a atenção, pois Paulo diz que Deus fez isso para que nos tornássemos a imagem de Jesus, o Filho de Deus.

Assim, por ser o fundamento de nossa salvação, Jesus é também o modelo de vida que devemos viver, isto é, a vida de um cristão precisa ser medida pela semelhança que ele tem com Jesus Cristo. As atitudes e os pensamentos do cristão devem sempre ter como base o ensino de Jesus.

Na conduta cristã não há lugar para o que se pensa como indivíduo, mas o que Cristo pensa como nosso Senhor, pois recebemos a mente de Cristo (1Co2.16). É isso que Paulo está afirmando em Gálatas 2.20. Já não é ele quem vive, pois ele só tem vida por causa da obra de Cristo (Ef 2.1).

Essa afirmação já havia sido feita por Jesus antes de Paulo (Jo 6.47-58). Aqui, Jesus afirma claramente que só se pode ter vida através dele e, uma vez recebida a vida que vem de Cristo, devemos viver como ele, pois é isso que expressa nossa ligação com Jesus.

Enfim, se de fato recebemos a vida de Cristo em nós, devemos viver conforme a vida de Cristo e, assim como ele glorificou em tudo ao Pai, devemos fazer todas as coisas para a glória de Deus, pois Cristo é o nosso modelo. (1Co 10.31).

Fé e força!

Pr. Rochael Ferreira

Comentarios


©2019 by Igreja Batista Esperança. Proudly created with Wix.com

bottom of page